Aposentados que estão com dificuldade de fazer o desbloqueio através de biometria facial, agora tem a opção de validar a contratação através dos dados bancário.
Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto nacional do seguro social) agora tem a opção de fazer o desbloqueio do empréstimo consignado no seu benefício através do login do seu banco de recebimento, com os dados da conta.
Os beneficiários antes só podiam fazer o desbloqueio com o reconhecimento da biometria fácil com base nos dados do governo, como medida de segurança, através do Aplicativo ou site MEU INSS. Agora quem estiver com dificuldade ou até mesmo sem a possibilidade de desbloquear, pode tentar novamente com a mudança de utilização os dados bancários.
A novidade vai facilitar o desbloqueio para todos os segurados que não conseguiram fazer o reconhecimento facial, nem através da biometria coletada no cartório eleitoral.
O empréstimo é uma opção de crédito mais acessível para os beneficiários da Previdência social, a contratação e feita através de instituições financeira, que tem acordo com o INSS, de forma online ou presencial, e as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do benefício.
Passo a Passo
- Entre no Meu INSS, informe CPF e senha e siga para “Do que você precisa?”
- Digite Bloquear/Desbloquear e selecione o serviço “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”
- Selecione o benefício que quer desbloquear e confira se ele está bloqueado ou liberado para empréstimos
- Clique em “Desbloquear benefício”. O sistema vai tentar o reconhecimento facial: Se funcionar, o desbloqueio é concluído. Se não houver biometria disponível, será oferecida a opção “Login com o banco”
- Clique em “Login com o banco”
- Leia as instruções exibidas e siga para “Sair do Meu INSS”. Se preferir, use o botão “Baixar Ajuda”
- Agora volte para a tela inicial do Meu INSS, escolha “Entrar com gov.br”
- Selecione “Login com seu banco”
- Escolha a instituição onde tem conta e informe os dados pedidos pelo banco
- Após o acesso pelo banco, busque novamente o serviço “Bloquear/Desbloquear benefício”
- Siga as instruções na tela. O sistema reconhecerá o novo login pelo banco. Clique em Avançar e libere o benefício para contratação de empréstimo com qualquer instituição financeira
Atenção: O INSS alerta que o desbloqueio só é feito através dos canais oficias: Aplicativo MEU INSS e o site do governo gov.br/meuinss o INSS não envia links via WhatsApp, SMS ou e-mail.
O que é crédito consignado?
Crédito consignado pode ser contratado através da instituições financeiras pelos aposentados, pensionistas e pelo BPC/loas. No caso dos beneficiários do BPC, atualmente, é necessário autorização judicial para que um representante legal solicite o empréstimo em nome de crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência mental. Já para beneficiários maiores de idade, o desbloqueio para a contratação é feito diretamente pelo próprio titular do benefício no Meu INSS.)
com parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento, o que permite que os juros sejam abaixo do mercado.
O desbloqueio do benefício para contratação do empréstimo consignado tem sido exigido desde o dia 08 de maio de 2025, o presidente do INSS Gilberto Waller Júnior, determinou o bloqueio de todos os benefícios, por orientação do TCU (Tribunal de contas da União) o órgão passou a exigir biometria facial para qualquer operação de consignado, como contratar, refinanciar e fazer mudança entre bancos (portabilidade). A medida tem o objetivo de impedir novas contratações fraudulentas nos benefícios, por conta das inúmeras fraudes que se intensificaram nos últimos cinco anos.









